Placa de Vídeo 

Placa de Vídeo

 

Função da placa de Vídeo e como funciona

 As imagens que você aprecia no monitor são formadas por pixels, que são pequenos pontos que compõem a imagem. Para você visualizar estes pontinhos abra uma imagem e use o zoom até conseguir ver o mesmo como no exemplo ao lado.

 As imagens são formadas por milhões de pixels até em resoluções baixas, como por exemplo, 800x600(linhas de pixels, 800 horizontais por 600 verticais). O computador organiza esses pixels e a imagem é formada possibilitando sua visualização.

Neste processo o computador precisa de um tradutor, para transformar os códigos binários (que são sequecias compostas por um e zero) da CPU (unidade central de processamento, processador) para formar a imagem através dessa conversão de binários para pixels. E é ai que entra a função da placa de vídeo ou placa gráfica, ambos os termos se referem ao mesmo componente.

Em imagens tridimensionais (3D) a placa de vídeo forma primeiramente as bordas da imagem com linhas simples, em seguida ela cria o pixels restantes formando a imagem e por fim ela adiciona os efeitos como de luz, cores e texturas. Nos games para se ter uma idéia esse processo ocorre muitas vezes, o que varia de cada jogo, alguns garantem a diversão a 35 FPS (frames por segundo), ou seja, as imagens são formadas 35 vezes por segundo. No entanto a jogos que necessitam que a imagem seja formada mais vezes para que ele possa oferecer todas as suas qualidades gráficas e garantir a diversão. Essa variação de número na formação de imagem por segundo ocorre, pois cada game requer uma configuração necessária (componentes do computador, processador, memória RAM etc..) e esse fato atender ou não  aos requisitos compromete no número de formação de imagens por segundo.

 

Outros ambientes que necessitam de placa de vídeo Off-board

Os recursos gráficos avançados também são utilizados em programas como o Photoshop CS, de modo geral os mais atuais. Os recursos que eles utilizam são tão pesados que um computador sem placa de vídeo, seu uso não seria interessante, pois em cada aplicação de efeito o tempo para alteração seria bem alto e incomodo para o usuário de modo geral. Portando em recursos de tal tecnologia requer o uso de uma potente placa gráfica, pois o seu uso irá trazer inúmeros benefícios como a aceleração da velocidade entre as mudanças dos efeitos, melhor visualização dos efeitos aplicados entre outras melhorias.

 

Para ajudar a explicação vamos dar alguns exemplos bem simples

Ex1:

Imagine um comércio no qual há um departamento especifico de arte. Quando a empresa precisa de uma peça de arte recorre a esse departamento que coloca isso no papel e depois torna a obra real. O departamento de artes é a Placa de vídeo e a empresa a CPU, ou seja, quando a CPU precisa executar alguma imagem ou seqüência de imagens pede uma ajudinha para a placa gráfica que organiza esses pixels e passa essa imagem pelo cabo até chegar ao monitor e ser possível visualizar o resultado.

 

Página em construção,

Obrigado por consultar nosso conteúdo