Monitores de Vídeo
Monitor de vídeo
O monitor de vídeo é um equipamento normalmente utilizado por computadores. Este equipamento permite ao usuário assistir filmes, ler textos e páginas da web, ou seja, visualizar as informações que estão sendo processadas. Através da conexão com a saída de vídeo da placa-mãe, o monitor exibe as imagens ao usuário, sendo, portanto, um dispositivo de saída.
Há 4 tipos de conexão utilizadas atualmente, que são a VGA (ou Digital Sub), a DVI (Digital Video Interface), o S-Video (Separated Video) e a HDMI (High Definition Media Interface), que não é tão comum por ser uma tecnologia nova.
VGA
O tipo de conexão VGA é o mais conhecido atualmente por ser muito comum. È usado na maioria dos monitores, inclusive os de LCD e também pela maioria das placas de vídeo.
O conector VGA é composto por três fileiras de cinco pinos. Estes pinos são conectados a um cabo, de forma independente, informações sobre as cores verde, vermelha e azul, padrão conhecido por RGB (red, green e blue).
Se você encontrar um cabo destes com pinos faltantes, não se desespere: nem todos os pinos são usados em uma conexão desse tipo.
DVI
A conexão DVI é mais recente que a VGA e deve substituí-la, pois o sinal de vídeo é tratado de forma digital, o que não ocorre com a VGA, proporcionando uma qualidade superior de imagem. Isto ocorre porque a VGA transmite sinais analógicos e o monitor converte-os para o sinal digital, enquanto que o DVI transmite sinais diretamente digitais.
É necessário comunicar que existem três tipos de DVI:
DVI-A: utiliza sinal analógico, porém superior ao VGA
DVI-D: similar ao anterior, porém transmite sinais digitais. É mais comum em placas de vídeo.
DVI-I: é o tipo mais utilizado atualmente. Oferece uma qualidade de imagem superior ao DVI-D e ao DVI-A.
O cabo utiliza quatro pares de fios trançados (verde, vermelho, azul e um para sincronia d eimagem). Os conectores de imagem variam, conforme mostrado abaixo:
S-Video
Para entender melhor este tipo de conexão, é necessário entender o Vídeo Composto (Compost Video) que é normalmente utilizado em video-cassetes e televisões.
Equipamentos de Vídeo Composto fazem uso de três cabos, sendo dois para o áudio (esquerdo e direito) e um para o vídeo.
O S-Video, por sua vez, é formado por três fios: um transmite imagens em preto e branco, outro transmite imagens em cores e o terceiro atua como fio terra. Então, em vista dos fatos apresentados, podemos concluir que o padrão S-Video é superior ao Video Componente.
HDMI
O HDMI é um tipo de conexão que tem tudo para substituir os padrões até então. Esta tecnologia tem a vantagem de reproduzir áudio e vídeo em um só cabo e também e som com qualidade incrível. É mais discreto, pois utiliza apenas um cabo, enquanto que outras conexões utilizam, no mínimo, dois cabos. Com esta tecnologia, é possível assistir a filmes em Blu-Ray, conectar o computador com um televisor de alta definição ou uma placa de vídeo ao monitor.
O HDMI também leva vantagem em relação aos outros tipos de conexões, já que possui tamanho reduzido e é fácil de encaixar, parecido com os conectores USB.
Há dois tipos de HDMI: o HDMI tipo A e HDMI tipo B, com 19 e 29 pinos, respectivamente. O conector tipo A é o mais comum do mercado, já que consegue ser compatível com as demais conexões-padrão, sendo inclusive compatível com a tecnologia DVI-D. Neste caso, basta que uma ponta do cabo seja DVI-D e, a outra, HDMI. O conector HDMI tipo B utiliza resoluções mais altas e pode trabalhar com o esquema dual link.
Fonte: Baixaki, Infowester